Buscar

Lentes de contato dental: o que são e como funcionam?

Atualizado: 15 de Abr de 2019



Ultimamente tem se falado muito sobre a lente de contato dental. Recebo muitas perguntas sobre este procedimento, algumas por pura curiosidade e outras com os pacientes efetivamente interessados. Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre ela. As lentes de contato dental são laminados finíssimos feitos de porcelana e colados sobre a superfície dos dentes. Para aplicá-las, os dentes devem receber desgastes antes, que irão variar de espessura de acordo com a necessidade de alteração de cor e forma dos dentes. Esta etapa deve ser muito bem planejada, já que o desgaste é irreversível: depois de realizado, não pode ser desfeito. Esse planejamento prévio é feito em computador promovendo um planejamento preciso e previsível.


Com tudo decidido quanto ao formato, cor e posicionamento, é hora da cimentação das lentes de contato nos dentes. A boca do paciente é registrada através de fotografias digitais para mapear a cor. Em geral, as lentes são coladas cimentadas nos dentes anteriores, mas isso vai variar a cada paciente, dependendo, por exemplo, do sorriso. Se ele mostrar muitos dentes da posteriores, será necessário estender a aplicação até lá, para que não haja discrepância entre os dentes sem lentes.


O procedimento para cimentar as lentes de contato dental é indolor, e após um planejamento tão minucioso sobre os resultados finais, esta etapa acaba sendo facilitada. O processo completo leva de 2 a 4 sessões, dependendo do desgaste necessário no início e do tempo gasto com a simulação e preparo.


Por último, vale lembrar que as lentes de contato dental não funcionam como proteção contra gengivite e cáries. A saúde bucal, portanto, deve continuar a receber os cuidados tradicionais necessários.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo